...O que fazemos num isolamento social?...

2020 começou quente, iniciamos o ano com uma PANDEMIA, sim isso mesmo, de acordo com o Google, substantivo feminino, enfermidade epidêmica amplamente disseminada, em escala mundial. Pois é, afetou o mundo todo. estou a 6 meses sem passar por aqui pois ainda estava(ainda estou) tentando compreender as coisa de uma forma macro pra transformar em palavras por aqui. ...não deu, o fato é: a melhor solução que os governantes puderam oferecer ate o presente ,omento foi o distanciamento social, ou isolamento, como vc preferir. Isso impactou na forma das pessoas viverem sem precedentes, me arriscaria a dizer que nem os Dinossauros vivenciaram tal situação, ate pq qdo veio a merda e extinguiu eles, eles nem tinha Facebook, ou mesmo faziam resenhas no barzinho, ah sim o insta da quela época era bem rudimentar..rss, falando serio, estamos falando de uma modificação da sociedade que sequer ainda sabemos lidar. Daí vc deve estar pensando pô, só agora q esta escrevendo sobre isso, é pauta requentada, ta velho já, todo mundo já sabe o que fazer nessa "quarentena", já ta quase acabando...não, não ta! ainda vamos viver muito tempo sob essa expectativa entre a vida normal e a possibilidade de ficarmos doentes de algo que pode ser letal e ainda não teve um controle absoluto, que acreditamos vir por meio de uma vacina, da qual centros de pesquisa ainda estão em fases preliminares de testes, sem avanços divulgados. Mas ha de registrar alguns bons casos de pessoas que souberam lidar bem com essa situação, assim como tb podemos citar os piores casos daqueles q ainda hoje acreditam que se trate apenas de gripezinha, pra se tratar com Cloroquinas da vida, um medicamento que mal administrado pode gerar insuficiência renal, dentre outras mazelas, que nao pesquisei pra dizer, nao sou medico, mas o presidente eleito dita que resolve...
Mas, não to aqui pra falar de presidente, ele foi eleito, fazer o que, ate que provem o contrario ele tem um mandato a cumprir, lei é lei, se não estiver satisfeito vote melhor com mais consciência nas próximas eleições que ele vai tentar de novo, tenho certeza, tá okay??
Voltando ao assunto da PANDEMIA, e isolamento social, eu, por minha parte resolvi puxar duas frentes distintas, mas com o mesmo fim, driblar a situação de não poder sair (ou não dever, sem os devidos cuidados). Pra inicio de conversa fui colocado num programa de proteção ao funcionário que me jogou em Home Office eterno ate segunda ordem, pra minha sorte, dai eu te pergunto já trabalhou de casa mais que um ou dois dias seguidos?? estou nessa desde março ou abril desse ano, vão fazer 120 dias de trabalho dentro de casa, apenas se comunicando com as pessoas do trabalho via Telegram. nem Zap é. Também passei pela situação destes últimos meses de ter minha faculdade presencial que esta no final, ser transformada temporariamente em curso EAD, uma maravilha pra quem esta desenvolvendo um projeto final de conclusão de curso presencial a distancia, ou seja, tava na cara que ia dar errado, aliado a circunstancias da vida, acabei perdendo o semestre dessa disciplina penúltima em minha faculdade, por todos os motivos do mundo, sem cabeça, sem ritmo, sem estrutura logística, sem sem sem... não adianta ficar chorando pitangas, não se concentrou vai ter que fazer de novo. a boa noticia é que já tenho um projeto em andamento só falta melhorar ele e retomar de onde parei. 
...mas estamos falando do que fazer nessa situação de solamento social. Eu sozinho da minha vida, precisei me adaptar a uma vida diferente, sem rodas de conversas, sem resenhas, sem chopadas, não bebo um chopp acho que desde o ano passado. Como fotografo, sem liberdade pra sair por ai e louco de vontade de usar minha câmera tive que rever meus conceitos de cena e fotografia pra tentar criar essa minha arte. Me dei conta que andava tirando mais fotos de pratos de comida preparados em casa, no "Stay Home" que qualquer coisa, que me fez criar mais um perfil de Instagram que o batizei de @cooking_survive e tenho postado mais coisas nele que nos outros que possuo. Não, não virei fotografo de comida, é só uma forma de se expressar neste momento. Hoje na hora do almoço ouvi uma noticia que o momento econômico dos mercados de alimentos teve um crescimento nos últimos 6 meses espantoso, por estar relacionado ao fato das pessoas estarem estocando insumos em casa e obviamente consumindo menos na rua, ou seja este setor ainda não havia sido afetado negativamente durante a pandemia, eles só esqueceram de falar um detalhe curioso: de tudo que ficou fechado durante todo este processo de pandemia e isolamento, ate o presente momento, os mercados foram os que ficaram menos tempo em bloqueio, se tornando o grande ponto de encontro, o melhor lazer e o shopping center das famílias brasileiras, e acredito que no resto do mundo não tenha sido diferente. Eu mesmo por varias vezes este ano ia quase todos os dias comprar alguma coisa , um pacote de pão de forma que fosse só pra sair de casa, ligar meu carro e poder dar uma voltinha e então voltar para meu clausuro. Sim fiz do Supermercado meu shopping, minha praça de eventos por todo esse tempo, escolhendo horas e momento certos pra minimizar a possibilidade de contagio, e muito álcool gel nas mãos e quase não tocando em nada somente naquilo que realmente iria comprar. O bom disso tudo foi que...não, não foi bom, foi uma merda, alias, ainda esta sendo, com a diferença que, hoje quando faço o mesmo movimento com a mesma preocupação desde o inicio, vejo bares abertos desde cedo e muitos aglomerados de pessoas, incluindo idosos, sem qualquer preocupação tomando suas cervejinhas com os amigos, tudo pq atingimos o PLATÔ da pandemia. Um PLATÔ, para os da construção civil é um patamar numa encosta que tende a horizontalidade, se tratando de estatística é um ponto da curva que determina uma certa constância nos números, mas nunca significa que melhorou, poderíamos viver infinitamente num platô, diariamente com a mesma quantidade de casos e mortes confirmadas e a pandemia não estaria resolvida, e a possibilidade disso acontecer com a atitude das pessoas "cansadas de ficar em casa" contribui pra essa permanência neste platô, nem mais pra cima , nem mais pra baixo, apenas uma constante, mas constante é uma função matemática de simples interpretação, mas matemática é chato e difícil, nada parecido com os amigos no buteco que a tanto sentimos falta.
...bom, dito isto, eu que estou a 4 meses fotografando minhas aranhas, a florzinhas da minha mãe, as arvores do meu caminho ate o mercado, e etc, um cara que ama a paisagem  e usar a própria câmera, passei a andar com ela numa bolsa toda vez que fosse sair de casa pra ir ao mercado. Não precisamos tirar muitas fotografias, apenas algumas que nos de algum prazer. Então vou reunir aqui algumas dessas fotos que já publiquei nos meus instagrams para registrar em meu blog a tanto tempo parado. Espero no final deste processo ter gerado boas imagens pois isso se torna uma exposição pessoal do que vivemos e como nos adaptamos a esse momento de isolamento.  PS.: @_andersonfranca fui lavar uma louça e depois sentei aqui pra brotar um texto, o negocio funciona, não escrevo bem como vcs mas as ideias realmente aparecem, viva os pratos sujos na pia , são inspiradores...rsss















































Comentários

Postagens mais visitadas