Retrospectiva 2021 - Tudo que não Aconteceu - por Paulo Cruz do Vernissage Digital

... A exatos 365 dias passados eu postava um feliz 2021 para todos na esperança de dias melhores...

26 de Dezembro de 2020


..."Não deu"...

Vou fazer assim: farei uma retrospectiva diferente esse ano. Publicarei aqui algumas fotos postadas este ano lá no Insta @vernissagedigital e entre uma foto e outra vou contando uma retro do cenário da vida este ano

5 de Janeiro de 2021


Até o momento de escrever este texto ainda reflito sobre o tom do discurso a oferecer pois estou ainda anestesiado de todos os perrengues que vivenciamos neste ano, alguns que geraram memes, outros mais tristes um pouco. 
17 de janeiro de 2021


A verdade é que entre mortos e feridos, perdemos 4,82 milhões de pessoas no mundo todo e só no nosso Brasil foram 619 mil que deixaram de ver o sol nascer desde então. Números Assustadores, doença sem precedentes no planeta, aprendemos da pior forma como lidar com o assunto, nos tornamos usuários do famoso EPI KN-95/PFF-2, deixando a 3M ainda mais rica, nos tornamos alcoólatras por osmose pelas mãos(nunca consumimos tanto álcool gel a 70%) e nessa sequencia por vezes deixamos de ver os sorrisos das pessoas por trás de suas mascaras, sob debates e polemicas entre lockdowns e arbitrariedades inconstitucionais, vimos nossos estranhos, próximos, conhecidos, amigos, parentes, irmãos, pais, mães, filhos e avós morrerem aos nossos lados sem podermos se quer nos despedir de forma digna destes.
17 de fevereiro de 2021


Um capitulo muito triste da historia que ajudamos a escrever nestes 365 dias.
18 de março de 2021

Fico aqui pensando, como pode um país com tantas mortes por conta da pandemia ter perdido tempo levando a votação leis de incentivo e legalização de armamento a civis, seja para proteção ou para caça esportiva, num pais que além de covid, pessoas ainda morrem de fome?

30 de março de 2021

A morte esta mais presente na realidade dos Brasileiros que em qualquer lugar do planeta. Pra que mais um fator de ameaça a vida, quando não damos conta dessa vida só com os problemas que temos??? 

3 de abril de 2021

Saúde permanentemente em crise tirando leite de pedra pra dar conta de uma população que acredito eu, se não tivéssemos o SUS(o maldito SUS) teríamos emplacado 1,2 milhões em vez de 620 mil mortos, não contentes com isso, tivemos insanidades como (tentativas de)privatizações dos meios de energia e saneamento de diversas estatais brasileiras, num pais que já se paga uma fortuna por meios essenciais como Luz, Gás, agua e esgoto, mas o foco esta no LUCRO. 

14 de Abril de 2021(repost de 22 de fevereiro de 2009)

Sigo minha reflexão pensando sobre como se tornou difícil o acesso a alimentos essenciais, nosso querido Real que já custou um Dólar, hoje mal compra 0,18 centavos do mesmo, e sob essa logica, o valor dos nossos alimentos cobiçados no mercado internacional dispararam os preços e nosso amigos da bancada AGROCOOL nem pestanejaram, EXPORTAÇÃO JÁ em DOLLAR, e o pobre do brasileiro ficou sem poder sequer comer o famoso Yakisoba do tio chinês na esquina pois comer fora se tornou algo inacessível para o trabalhador que mal consegue comprar sua dieta padrão de feijão com arroz tendo que optar por feijão ou arroz pois ter os dois no mesmo prato ficou impraticável.

18 de abril de 2021

Ai eu me pergunto: Cadê aquele amigo que queria comprar a tal da Arma? Esse já deixou de trocar de carro faz tempo e ta regateando nas compras pra ter aquele requeijão que mais gosta pra não faltar feijão, sem falar na Carne, do pais que é nada mais que O MAIOR PRODUTOR DE CARNE do MUNDO, sim, somos os maiores, gigantes, imbatíveis, mas deixamos de consumir nossa famosa carne porque nosso realzinho não paga mais carne, mas pra isso venderemos Carcaças, e venderemos raspa de osso e pés de galinhas a preços populares. Vergonhoso...

27 de abril de 2021

Mas aos bons olhos do cidadão de "bem" esta tudo ótimo, nunca os empresários faturaram tanto, a galerinha das Classes A e B estão cada vez mais lindos, sarados e luxando. O consumo de bens de luxo cresceu na contramão da economia mundial, porque o Brasil é o pais de todos, de todos que tem muito dinheiro. 

3 de maio de 2021

Eu só via a população de rua aumentar de forma exponencial. Coisas que tenho falado pra quem conheço, escandalizado com a população que se aglomera na altura da central do Brasil no centro do rio por um prato de comida cedido por poucos que ainda se sacrificam pra ajudar  estes que perderam seu acesso a uma moradia digna, optando por viver com suas famílias às calçadas de nosso Campo de Santana, enfrentando frio e fome, além do covid. 

3 de junho de 2021

Mas para alguns por aí está tudo bem e aquilo lá é um bando de vagabundo cracudo que não quer acordar cedo pra trabalhar...

2 de julho de 2021

...e nosso 2021 querido a 5 dias de acabar vem com expectativas de suspensão do uso obrigatório de nossas PFF-2 já para Janeiro do futuro recém chegado 2022, embora o brasileiro em grande parte já tenha desistido do EPI, festejando em bares e restaurantes e outros estabelecimentos que conquistaram seus retornos de operações. 

14 de agosto de 2021

Ainda esta morrendo um bocado de gente, mas não é mais essa parada toda de 620 mil, é só um pouquinho, seguimos rejeitando novas doses pois o medo de virar jacaré persiste, mas se Deus quiser teremos Carnaval, mesmo com a queima de fogos ameaçada por esse tal de Ômicron que sei lá que parada é essa(parece componente de computador não pode ser Covid), H3N2 bombando e o povo no Chopp. 

20 de setembro de 2021

Aos poucos a noite vai voltando ao "normal", assim disse a cerveja Verdinha que amamos, mas seguimos. 

21 de outubro de 2021

Somos Brasileiros que por essência, não desistimos nunca, a espera de dias melhores desde que nos vimos por gente.

5 de Dezembro de 2021

...deixa agora eu fazer uma pergunta: que diabos esta dando no povo com o tal do REELs? 

8 de Dezembro de 2021(dia que me tornei Arquiteto)

Ficamos hipnotizados assistindo em looping alguns segundos da vida privada das pessoas fazendo coisas as vezes engraçadas, as vezes belas, as vezes estranhas e por MUITAS VEZES SEM SENTIDO!!!

20 de Dezembro de 2021(ultima lua cheia de 2021)


...e o que é pior, ficamos por horas nessa hipnose sem perceber, a mais nova forma do Zuckerberg ter nossa atenção...enfim.. 

26 de Dezembro de 2021

Façam como a Dona Perceveja, reproduza o que há de melhor, a Vida!!!

Feliz 2022 para todos!!!

Comentários

Thais Fortes disse…
Melhor retrospectiva que ja li. Parabéns Paulinho vc arrasa
Eu amei as fotos e a essencia por tras delas.

Postagens mais visitadas